Comunicação e tecnologia são essenciais à obra

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Resultado de imagem para comunicação na obra

O maior índice de atrasos em canteiros de obras é causado por retrabalho, gerenciamento de conflitos e desinformação, sendo estes, problemas que poderiam ser facilmente evitados com um melhor uso da tecnologia. Uma pesquisa global, feita pelo pela FMI Corporation – empresa de consultoria dos EUA – revela que uma equipe de obras perde 14 horas por semana com retrabalho, gerenciamento de conflitos e na busca de dados do projeto, causando ainda um prejuízo para empresas de construção civil. Num total global, segundo a pesquisa, são desperdiçados anualmente 177 bilhões de dólares com mão de obra. Neste valor está incluso: horas sem produtividade, gastos com horas extras para compensar as horas não-produtivas, extensão de contratos de terceiros, pagamento de multas e substituição de equipes.

Resultado de imagem para uso de tecnologias em obra

A principal conclusão da pesquisa é que quase metade de todo o retrabalho no canteiro de obras se deve à falta de comunicação entre os envolvidos no projeto, como por exemplo: ausência de respostas dos projetistas aos engenheiros que atuam no canteiro de obras, a incapacidade de aceitar mudanças no projeto e a dificuldade em compartilhar dados do projeto.

Esse mesmo estudo mostrou que 75% dos entrevistados fornecem dispositivos móveis – smartphones ou tablets – para seus gerentes de projeto e supervisores de canteiros de obras, mas que 80% dos que possuem essas ferramentas continuam usando e-mails e telefonemas para tirarem suas dúvidas sobre o projeto. A conclusão é que a empresa dar equipamentos bons à mão de obra não é suficiente, é preciso oferecer junto ao equipamento as instruções necessárias para que a tecnologia seja usada da forma mais inteligente e facilitando o serviço. Foi observado que nos canteiros de obras onde foi aprendido a se beneficiar das ferramentas moveis e online, o retrabalho reduziu 57%, o gerenciamento de conflitos 58% e a desinformação sobre o projeto caiu 56%.

A Rokrisa conta com uma excelente equipe de engenheiros que estão sempre presentes nas obras e resolvem os imprevistos com muita atenção e eficiência, buscando sempre um alto rendimento durante a execução dos projetos com o auxílio de processos bem definidos e constantemente em desenvolvimento.

 

 

 

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×